Quem me visita

domingo, 19 de setembro de 2010

Cores na decoração de interiores

Domingão, semana de provas... resolvi espairecer as idéias onde?? aqui claro.. to começando a viciar rsrsrs.
Como ainda não tem notícias lá do contrato do financiamento mesmo porque eu com minha ansiedade louca liguei para a construtura essa semana e a menina me falou que estão esperando os outros moradores atualizarem as pendências pra mandar tudo junto pra Caixa... fazer o que neh... esperar...

Então resolvi ler um pouco sobre as cores na decoração... e decidi partilhar um pouco dessas informações que já começam a me ajudar a clarear as idéias que fervem nessa cabecinha louca... rs

Descobri, que na decoração de uma casa, as cores são importantes, pois expressam sensações que nos envolvem e fazem com que alteremos o nosso comportamento. Primeiro é preciso fazer distinção entre uma cor fria e uma cor quente. Pois cores frias e cores quentes devem ser bem dosadas de modo a equilibrar os estímulos.

A cor fria é aquela que ocupa, no espectro visível, a faixa que fica entre o verde e o violeta, além de toda a gama de cinzas. As cores frias são associadas à água, ao gelo, ao céu e às arvores. Transmitem uma sensação de frio e, ao contrário das quentes, acalmam e relaxam. São elas: o violeta, o azul e o verde

A cor quente é a que ocupa, no espectro visível, a faixa compreendida entre o vermelho e o amarelo, além de toda a gama de marrons e ocres. As cores quentes são associadas ao sol e ao fogo. Transmitem uma sensação de calor, levando as pessoas a se sentirem mais alegres e com mais energia, pois são estimulantes. São elas: o amarelo, o laranja e o vermelho.

Hum... legal neh... partindo dessa informação básica fui pesquisar sobre cada cor e suas características na decoração de ambientes olha que bacana:

Amarelo: O amarelo é considerado a cor do estímulo e da criatividade. É indicado para ambientes como escritórios e cantos de estudo. Para negócios como bares e restaurantes também é ótimo pois desperta o apetite.

Azul: O azul é a cor que fica entre o violeta e o verde. Assim como o violeta, o azul tem um efeito calmante e é essencialmente tranqüilizante. Como o verde, o azul em alguns casos restaura o equilíbrio emocional ao criar um ambiente mais aconchegante. Cuidado com o excesso de azul, pois poderá provocar sono. A cor é indicada para quem é muito agitado.

Branco: O branco é uma cor que não compromete o ambiente. Visualmente, transmite uma elevada percepção do espaço, o que ajuda na decoração de ambientes pequenos. O branco passa-nos também uma sensação de limpeza – até exagerada. O branco só é branco quando recebe uma luz intensa direta. Locais com a cor branca, trazem uma sensação de mais claridade. Podemos quebrar o excesso de branco de um ambiente com a disposição de móveis com tecidos coloridos, quadros ou outros objetos de decoração.

Laranja: No uso moderado, estimula os sentidos da criatividade e da comunicação. Muito usado em negócios voltados para área de alimentação. Em casa, ambientes como sala de visitas, de jantar e cozinha são as preferidas.

Marfim: O marfim é uma variação do branco para o amarelo, assim como palha ou pastel. É um tom considerado neutro e pode ser utilizado em qualquer ambiente, porém não possui muita vida. Quanto mais suave, mais fácil de combinar com outras cores.

Marrom: O marrom ou castanho nos transmite a idéia de terra. O marrom nos lembra madeira e nos leva para um lado mais rústico da decoração. É considerada uma cor sólida e calorosa, transmitindo sensação de envolvimento.

Preto: É a cor que simboliza sobriedade e drama, assim como sofisticação e glamour. Muito usado na decoração quando em contraste com o branco. Em geral, é usado em pequenos detalhes na casa.

Rosa: O rosa acalma e representa perfeitamente o lado feminino do ser humano. No entanto, a utilização do rosa em excesso é desgastante, podendo transmitir fraqueza emocional.

Verde: O verde proporciona descanso e tranqüilidade, traz mais alegria e vida, ajudando a combater o stress. Para casas onde existem problemas de saúde, o verde é uma ótima idéia. Em locais abertos, complementa madeira e jardins.

Vermelho: O vermelho é uma cor que capta e chama nossa atenção evocando energia e sensualidade. No quarto de casal, ativa a sexualidade, enquanto na sala ou cozinha estimula o apetite e a fala. Um móvel ou uma única parede já é suficiente. Cuidado com o excesso!

Violeta: O violeta é uma cor que traz tranqüilidade, sossego e calma ao ambiente. É muito bom para a saúde. Em casa, os melhores ambientes são os quartos de bebê, e locais de descanso.

Sabe o que eu mais gostei nessas informações.... é que como eu estou pensando em usar amarelo em minha cozinha,que é pequena, já sei que funciona, fica alegre, iluminada... um charme... até encontrei essa imagem no google, e como eu penso em usar o amarelo apenas na parte molhada (na parede em cima da bancada da pia) acabei tendo a certeza que funciona e muiiito bem... a idéia da parede é exatamente assim, e com armários brancos também... então como idéia essa aí está valendo...



Ahhh e coletei também umas informações a respeito dos metais na decoração, eis que descobri que os metais são poderosos elementos na captação de energias positivas. Mas, cuidado! Usados em excesso podem deixar algumas pessoas mais nervosas.
Antes de usá-los na sua decoração, analise a personalidade das pessoas que moram na sua casa e verifique a característica de cada tipo de metal na lista abaixo.

Ouro: estimulante
Prata: calmante
Cobre: revigorante

Vidros, Acrílicos e Cristais
São ótimos na decoração. Trazem energia e realçam as coisas boas do ambiente. Significam recomeço, deixar tudo de ruim para trás. Esses elementos têm a capacidade de recuperar sua paz de espírito.
Por outro lado, também refletem as cores próximas a eles no ambiente. Por isso, cuidado com elas.

Bacana essas dicas neh...
Agora acabou o recreio, tá na hora de voltar pros estudos...
Então boa semana pra vocês!
Beijokas!!!

6 comentários:

  1. Oi Fabi, vim te visitar! To te seguindo! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabi,

    Adorei seu post, estou te seguindo, depois passa lá no meu cantinho.

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabi,

    pra fachada vamos ficar com as cores quentes!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Amo cores... e com certeza vou usá-las no apErtamento... bjs

    ResponderExcluir
  5. OI Fabi, vim agradeçer a visita no meu bloguito..
    e dizer que fico lisongeada por me seguir..é ótimo quando a gente é reconhecida pelo trabalho..
    se vc precisar de dicas ou qualquer coisa sobre decoração, fiqeu a vontade em pedir..

    bjs mil

    ResponderExcluir
  6. Ei Fabi! Que bom q gostou do projeto! Essa cliente é uma graça, pois no começo ela não estava certa se faria tudo, mas aos poucos ela vem fazendo tudo o apto já está quase todo pronto. Fique de olho no blog q vou postar mais algumas coisas sobre ele! Bjo flor!

    ResponderExcluir

Adoro comentários, deixe o seu!!!